
A crescente preocupação com a segurança de crianças e adolescentes no ambiente digital foi o tema central de uma entrevista com Karina Queiroz, presidente do Instituto Teckids, ao Radar Democrático. Com mais de 25 anos de experiência em tecnologia da informação, Queiroz alertou sobre os desafios impostos pelo avanço das big techs, redes sociais e inteligência artificial, e destacou a importância da educação digital para pais e educadores.
Vulnerabilidade online e a necessidade de supervisão
Queiroz enfatizou a vulnerabilidade de crianças e adolescentes online, que muitas vezes não possuem a capacidade de autoproteção. “Me toca muito essa vulnerabilidade da criança, o fato dela estar num momento que não é possível fazer o autocuidado, a autoproteção”, afirmou. A presidente do Teckids ressaltou a importância da supervisão e do diálogo aberto entre pais e filhos sobre os riscos da internet.
“Adolescentes se sentindo abandonados completamente, ainda que eles desconectem dos pais na adolescência, que é o mais comum, mas se sentindo abandonados, porque no pouco tempo que eles têm com os pais, os pais estão no celular”.
Ela incentiva o envolvimento familiar nas atividades online dos filhos. “Se você não conhece o que seu filho está assistindo, vai assistir com ele, qual o problema?”, questionou . “Dificilmente os pais conhecem as séries que os adolescentes estão assistindo”.
Desinformação e predadores online
A desinformação foi apontada como um dos maiores riscos no ambiente digital. A criança “facilmente pode ser aliciada, que é quando alguém vem conversar com a criança, consegue uma amizade com a criança, depois começa a praticar uma extorsão, pedir dinheiro, né, para não divulgar a foto, não divulgar a conversa, enfim, sequestrar e fazer outras coisas”.
Queiroz alertou para a atuação de predadores online que se aproveitam da ingenuidade de crianças e adolescentes. “Os criminosos, como a gente chama de predadores, esses que se aproximam das crianças, eles são muito gente boa. E eles entendem de tudo, dos jogos, eles sabem jogar tudo, eles conhecem o Discord, os grupos”, descreveu.
Dicas para pais e educadores
Queiroz ofereceu dicas práticas para pais e educadores, como a importância de conhecer as plataformas e aplicativos utilizados pelas crianças, como Roblox, Minecraft e Discord. Ela também destacou a necessidade de se manter atualizado sobre as tendências e desafios online, como o compartilhamento de nudes entre jovens. “Eles veem o nudes, né? Uma foto de alguém sem roupa, não dá nada pra eles. […] As crianças trocam o Nudes o tempo todo. Como? Eles tiram a foto e mandam.”, relatou.
A presidente do Teckids reforçou a importância da comunicação e da reconexão familiar. “Reconexão com as crianças, conexão e conversa”, recomendou. “Não existe um único caminho ou uma ferramenta que vai resolver o nosso problema, que vai resolver toda a segurança que a gente precisa”.
Cyber Next Gen: evento para famílias
Queiroz mencionou o evento Cyber Next Gen, que acontecerá em São Paulo no dia 11 de outubro, como uma oportunidade para pais e filhos aprenderem juntos sobre segurança digital. “Desde que a gente abriu, fundou o Teckids, é que a gente precisava juntar pais e filhos” […] Então, o que a gente fez foi juntar. E deu muito certo.”