quinta-feira, 13/11/2025
Notícias que São Paulo precisa
Segurança Pública

Tarcísio e Bancada da Bala na Alesp aumentam distribuição de armas a guardas municipais

Distribuição por meio de emendas parlamentare inclui pistolas, carabinas e até fuzis
Armamento adquirido para a GM de Americana com recursos de emenda parlamentar. Foto: Secom - prefeitura de Americana, divulgação
Armamento adquirido para a GM de Americana com recursos de emenda parlamentar. Foto: Secom – prefeitura de Americana, divulgação

O governo de São Paulo, sob a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem intensificado o armamento das Guardas Civis Municipais (GCM) no interior do estado, com o apoio de parlamentares da chamada “bancada da bala”. A mudança representa um redirecionamento de verbas, antes destinadas à compra de equipamentos não letais, como câmeras e tasers, para a aquisição de pistolas e, em alguns casos, até carabinas e fuzis, informa reportagem de O Globo.

Essa política de distribuição de armas a agentes municipais, que antes tinham como principal função zelar pelo patrimônio e colaborar com as polícias, já havia começado nos governos de João Doria e Rodrigo Garcia, mas ganhou força com Tarcísio. A medida é legitimada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2021, que garante aos guardas municipais o direito de portar armas e realizar policiamento ostensivo, independentemente do tamanho da cidade.

Receba nossas notícias

De acordo com a reportagem, a distribuição de armas ocorre em três frentes: emendas parlamentares ao orçamento, autorização do Executivo para convênios com prefeituras e repasse de armas da Polícia Civil para as GCM. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, determinou o repasse de pelo menos 1.444 armas da Polícia Civil para as GCM.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), sob o comando de Derrite, entregou lotes de 12 a 250 pistolas calibre .40 para ao menos 21 cidades paulistas. A pasta alega que os equipamentos doados estavam sem uso devido à padronização das armas da Polícia Civil em pistolas de calibre 9mm.

Para o coronel da reserva da PM José Vicente da Silva Filho, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, não há necessidade de investir em guardas de cidades que não têm histórico de violência. “Em municípios desses portes, e com poucos casos de crimes, só vejo necessidade de guarda municipal existir se for para ajudar naqueles problemas que eles têm, como cuidar da segurança das escolas, do pronto-socorro da cidade, ajudar no atendimento à população. Agora, para o patrulhamento, não tem o menor sentido”, disse.

O deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP), por sua vez, defende o armamento das guardas civis, afirmando que “o bandido não quer morrer e procura oportunidade. Se em determinada cidade a guarda civil está armada, seja com fuzil, seja com pistola, ele vai procurar um local cuja guarda ainda utiliza cassetetes”.

A reportagem de O Globo destaca ainda que deputados como Capitão Telhada (PP), Tenente Coimbra (PL) e Letícia Aguiar (PL) destinam emendas obrigatórias do orçamento para a aquisição de armas para as GCM. Telhada destinou R$ 100 mil para Iperó equipar os agentes da GCM com pistolas 9mm, enquanto Aguiar determinou a aquisição de seis fuzis calibre 5.56 “Nato” para São José dos Campos.

Roberto Uchôa, pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, critica o uso de fuzis na segurança pública, argumentando que “o fuzil não é uma arma feita para a segurança pública. Isso já é um desvirtuamento que a gente tem observado no Brasil faz muito tempo, pois o fuzil é uma arma de longo alcance”.

Desde 2023, as emendas que fazem referência direta à “aquisição de material bélico” demandaram pelo menos R$ 2,3 milhões dos cofres públicos, segundo O Globo. Em setembro, Tarcísio assinou três autorizações para compra de armas para a GCM de Capela do Alto, Jundiaí e Serrana.

Fonte:
O Globo
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/10/16/governo-tarcisio-e-bancada-da-bala-aceleram-distribuicao-de-pistolas-carabinas-e-ate-fuzis-para-guardas-municipais-no-interior.ghtml
Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Últimas notícias

Reforma administrativa: o risco de colapso no SUS, na educação e nos demais serviços públicos

Sob o discurso de “eficiência” e “modernização”, a PEC...

Da Mata Atlântica à Amazônia: pesquisadores científicos comemoram 50 anos de carreira no momento em que o Brasil debate a COP30

Foto: Movimento Educação.Entre cortes e resistência, pesquisadoras e pesquisadores...

Água potável de baixo custo: um direito humano que Tarcísio de Freitas parece esquecer em plena COP30

Foto: Deputado Jorge do Carmo (fonte - PT Ribeirão...

Para a COP, 30. Para o governo Tarcísio, nota?

 A COP30 começa no Brasil e coloca a proteção...

“Ele está morto politicamente”, uma crônica sobre os dias atuais

 O erro dos analistas não foi de cálculo, mas...

Topics

Reforma administrativa: o risco de colapso no SUS, na educação e nos demais serviços públicos

Sob o discurso de “eficiência” e “modernização”, a PEC...

Para a COP, 30. Para o governo Tarcísio, nota?

 A COP30 começa no Brasil e coloca a proteção...

“Ele está morto politicamente”, uma crônica sobre os dias atuais

 O erro dos analistas não foi de cálculo, mas...

Deixem nossas meninas em paz!

Quando a infância é tratada como culpa e o...

De Paulo para Paulo

Foto: acervo pessoal. Uma despedida pessoal a Paulo Frateschi —...

Opinião: em defesa do diálogo e da valorização do serviço público em Paulínia

Foto: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campinas Em meio...
spot_img

Related Articles