segunda-feira, 14/07/2025
Notícias que São Paulo precisa
Saúde

Única candidata, Unicamp deve manter gestão do Hospital Estadual de Sumaré

Funcamp se inscreveu como OSS ao chamado do governo Tarcísio; atendimento à população e atividades de ensino devem ser mantidos
Hospital Estadual de Sumaré: modelo de gestão mudou para OSS, mas deve seguir com a Funcamp - Foto: HES/UNICAMP
Legenda da imagem destacadaHospital Estadual de Sumaré: modelo de gestão mudou para OSS, mas deve seguir com a Funcamp – Foto: HES/UNICAMP

Por Rogério Bezerra e Wanderley Garcia

A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) foi a única instituição que demonstrou interesse em assumir a gestão do Hospital Estadual de Sumaré (HES), segundo apuração do Radar Democrático. Na prática, isso significa que a Unicamp deve seguir na gestão da unidade hospitalar, só que agora por meio da fundação.

Atualmente, há um convênio entre governo do estado e Unicamp, em que a Funcamp é uma parceira da Universidade na gestão do HES. Mesmo a Fundação sendo a única candidata, ainda cabe à Secretaria Estadual de Saúde a análise da proposta.

A convocação pública para a gestão do hospital foi publicada em 4 de junho deste ano. Houve uma forte mobilização da comunidade da Unicamp e também da região para que a gestão continuasse com a Unicamp. No entanto, o governo Tarcísio insistiu no novo modelo, de gestão por uma OSS (Organização Social de Saúde). A Funcamp tem até o dia 21 de julho para entregar o plano operacional para assumir a nova administração.

Até o fim deste mês a gestão acontece no modelo anterior, tendo a Unicamp, aliada à Funcamp, como gestora. A escolha da Funcamp, se confirmada poderá manter não só o atendimento à população, mas também o perfil de hospital-escola, uma vez que continuará o vínculo com a universidade.

A Unicamp administra o HES há 25 anos e em 2022 a unidade foi considerada o Melhor Hospital Público do Brasil pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O professor Edson Bueno, médico sanitarista do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, disse que durante as negociações o governo estadual já havia sinalizado interesse que a Unicamp continuasse com a gestão, mesmo sob o novo modelo de contratação da Funcamp como OSS. Sendo confirmada a contratação da Funcamp, também seriam mantidas as atividades de ensino na área médica dentro do hospital.

Mobilização contra a privatização do HES

A reação da comunidade ao plano privatista de Tarcísio foi intenso. Alunos do curso de Medicina da Unicamp iniciaram uma greve no dia 18 de junho, que foi acompanhada por estudantes de outros 26 cursos. Houve atos em frente à unidade e também da sede da Secretaria Estadual de Saúde. Uma audiência pública na Câmara de Campinas lotou o plenário.

O Fórum das Seis (entidade que reúne os sindicatos de professores e servidores da Unicamp, Usp e Unesp) também se posicionou contrário à privatização. A Congregação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp aprovou uma Moção dirigida ao governador, apontando os riscos para o hospital caso ocorresse o rompimento com a Universidade.

O médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade, Fabio Alves, articulista do Radar Democrático, escreveu nesta segunda-feira que a privatização da Hospital Estadual de Sumaré representaria “um ataque não apenas à universidade pública e ao do Sistema Único de Saúde (SUS), mas ao próprio pacto federativo da saúde e à lógica pública, democrática e regionalizada de atenção hospitalar“.

Parlamentares também se mobilizaram contra a privatização, como a deputada estadual Ana Perugini (PT) e o deputado federal Carlos Zarattini (PT).

Radar Democrático
Radar Democráticohttp://radardemocratico.com.br
Radar Democrático é um portal de notícias focado no estado de São Paulo. Valorizamos a democracia, a pluralidade de ideia, a diversidade étnica e cultural, e os direitos humanos. Acreditamos na mobilização e organização da população como fundamentais para as transformações sociais urgentes não só em nosso estado, mas no país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, escreva seu nome

Hot this week

PT pede que STF investigue Tarcísio por obstrução da justiça e possível facilitação de fuga de Bolsonaro

O deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do PT...

Charge do Bira: o esgotão do Tarcísio

Charge do Bira - O esgotão do Tarcísio.

Taxação de Trump prejudica as regiões metropolitanas em SP: conheça as mais afetadas

Por Luiz Claudio MarcolinoA ameaça sobre a soberania brasileira...

Haddad sobre Tarcísio: ou é “candidato a presidente ou é candidato a vassalo”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente a...

Cooperação China-Unicamp: ciência, tecnologia e solidariedade

A parceria da Unicamp com instituições chinesas vem se...

Topics

Charge do Bira: o esgotão do Tarcísio

Charge do Bira - O esgotão do Tarcísio.

Taxação de Trump prejudica as regiões metropolitanas em SP: conheça as mais afetadas

Por Luiz Claudio MarcolinoA ameaça sobre a soberania brasileira...

Haddad sobre Tarcísio: ou é “candidato a presidente ou é candidato a vassalo”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou duramente a...

Cooperação China-Unicamp: ciência, tecnologia e solidariedade

A parceria da Unicamp com instituições chinesas vem se...

Hospital Estadual de Sumaré: defender a gestão da Unicamp é defender a saúde pública

Por Fabio AlvesA recente ameaça de transferência da gestão...

Qual o impacto de cobrar mais impostos dos super-ricos no PIB e no emprego? Estudo da USP revela

Por Norian SegattoPesquisadores do Centro de Pesquisa em Macroeconomia...

Flipei 2025: maior edição gratuita e diversa em São Paulo

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) terá...
spot_img

Related Articles